quarta-feira, 18 de maio de 2011

Dicas práticas para sua empresa estrear nas redes sociais


Embora hoje as redes sociais representem um verdadeiro mercado em potencial para muitas empresas, poucos empresários brasileiros se deram conta disso. É o que mostra uma pesquisa recente divulgada pela Associação Comercial de São Paulo. De acordo com o estudo, apenas 17% das organizações entrevistadas implantaram estratégias de comunicação em redes como Orkut, Facebook e Twitter.

Segundo esse mesmo levantamento, as companhias financeiras são as que mais se utilizam das redes sociais: 26% delas estão presentes na rede para manter contato com clientes e divulgar as atividades da empresa frente ao competitivo mercado de ações. Logo depois aparecem as companhias de serviços (21%), de comércio atacadista (17%) e indústria (15%).

Esse resultado demonstra que as empresas precisam se apressar se quiserem estabelecer uma presença online. Para isso, é necessário iniciar um trabalho focado de divulgação de produtos e serviços nas mídias sociais, possibilitando dessa forma um contato direto com o universo de clientes. Abaixo, seguem algumas dicas práticas para o empresário interessado em iniciar uma estratégia de comunicação online por meio do Twitter, Orkut, Facebook, Flickr e YouTube.

Twitter
Comece a seguir seus clientes e, assim, ser seguidos por eles;
Atualize seu perfil com novidades sobre os produtos e crie campanhas de divulgação por meio dessa ferramenta;
Monitore o que as pessoas falam sobre sua empresa no Twitter;
Muitas empresas já utilizam o Twitter como Serviço de Atendimento ao Cliente. Considere isso como forma de oferecer uma rápida resposta ao seu cliente.
Orkut e Facebook
O Orkut é atualmente a rede social com mais usuários ativos no Brasil e por isso não pode ser desprezada;
Se sua empresa é fabricante de móveis, por exemplo, vale interagir em comunidades relacionadas à decoração e design de ambientes;
Crie uma comunidade sobre a sua empresa e adicione funcionários e clientes nesse ambiente. A estratégia pode ser utilizada também no Facebook, a partir da criação de Fan Page da empresa;
Neste ano, o Facebook cresceu muito no Brasil, principalmente entre as classes A e B. Vale também interagir com grupos relacionados ao setor de atuação da empresa.
Flickr
O Flickr é uma excelente ferramenta para a organização de fotos. Essa rede social pode ser utilizada caso você queira expor seu portfólio de produtos, por exemplo;
Além de expor seus produtos para clientes, o Flickr tem um grande poder de indexação nos mecanismos de busca. Isso vai abrir a possibilidade de sua página ser encontrada por um futuro cliente, por exemplo, durante uma pesquisa de produtos na internet.
YouTube
Na internet, os vídeos muitas vezes substituem as palavras. Por isso é essencial que a empresa utilize o You Tube como forma de divulgação de seus produtos;
Crie um canal da sua empresa no You Tube e produza vídeos com informações sobre os produtos fabricados e também sobre o seu mercado de atuação.
Esses são apenas alguns exemplos do planejamento que pode ser feito por uma empresa para atuar nas mídias sociais. No entanto, é preciso ter comprometimento com o trabalho nas redes. Não se pode criar um perfil no Twitter, por exemplo, e deixá-lo sem atualização. Por isso é fundamental que a estratégia de comunicação online seja administrada por uma equipe especializada, garantindo assim os resultados esperados.

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